Nascida na África do Sul, advogada mudou de nome quando começou relacionamento com fundador da WikiLeaks. Um acordo tirou da prisão Julian Assange nesta segunda-feira (24). Acusado de vazar milhares de documentos confidenciais dos Estados Unidos, ele estava preso desde 2019 no Reino Unido. Stella Assange, esposa de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em Canberra, na Austrália, em junho de 2024
REUTERS/Tyrone Siu
Assim que desembarcou na Austrália nesta quarta-feira (26), Julian Assange, fundador do WikiLeaks, foi recebido com beijos e abraços de sua esposa, a advogada Stella Assange.
Nascida na África do Sul, ela tem 40 anos e é advogada de direitos humanos e especialista em direito internacional. Ela e Julian se casaram em março de 2022 e, juntos, eles têm dois filhos, nascidos em 2017 e 2019.
💭 Contexto… Um acordo tirou da prisão Julian nesta segunda-feira (24). Acusado de vazar milhares de documentos confidenciais dos Estados Unidos, ele estava preso desde 2019 no Reino Unido. Ele se declarou culpado durante uma audiência no tribunal dos Estados Unidos nas Ilhas Marianas do Norte nesta terça-feira (25).
Assange beija sua mulher, Stella, ao chegar na Austrália
Edgar Su/Reuters
Stella trabalha na equipe jurídica de Assange desde 2011. Segundo seu site oficial, ela recebeu, em 2023, o Prêmio Pimentel Fonseca, em Nápoles, na Itália; e a Medalha de Ouro por Contribuição Extraordinária ao Discurso Público, concedido pelo The Hist no Trinity College Dublin, em nome dela e do marido.
A advogada viveu em Botswana e Lesoto (países africanos), antes de se mudar para a Europa, onde morou na Suécia e na Espanha, além do Reino Unido, onde fez faculdade.
Considerada uma estudante acimada da média, Stella disse, em entrevista ao jornal Britânico “The Guardian” em 2022, que, com pouco mais de 20 anos, ganhou uma vaga em um curso de liderança no Canadá. “É o equivalente canadense à bolsa Rhodes”, disse. Um ano depois de concluí-lo, ela foi trabalhar com a equipe jurídica de Assange.
Segundo o “The Guardian”, os pais de Stella faziam parte do Medu Art Ensemble, que desempenhou um papel significativo na luta contra o apartheid na África do Sul. Seu pai, um sueco de origem cubana, é arquiteto urbanista e artista; sua mãe, espanhola, é diretora de teatro.
Hoje conhecida como Stella Assange, o nome de batismo oficial da advogada é Sara. Na mesma entrevista ao “The Guardian”, ela contou que mudou de nome em 2012 para Stella Moris para proteger a si mesma e a sua família, segundo ela, quando trabalhava com Assange.
Julian Assange desembarca de avião após chegar à Austrália
Segundo ela, escolheu um sobrenome comum e Stella “porque gostou”, de acordo com o relato do jornal. Hoje, disse ela, todo a chama, de Stella, exceto os seus pais.
Stella e Julian se casaram em 2022 em uma prisão de alta segurança no sudeste de Londres (as roupas de ambos foram confeccionadas pela estilista Vivienne Westwood — ele usou um kilt xadrez e ela, um longo vestido branco de mangas bufantes), segundo o jornal “The New York Times”.
A pequena cerimônia contou com a presença de quatro convidados: duas testemunhas oficiais e dois guardas.
Segundo o que ela contou na época, os filhos, cidadãos britânicos, assistiram à cerimônia por videochamada.
Julian Assange, Fundador do WikiLeaks, se casa na prisão
Quem é Julian Assange
Julian Assange ficou mundialmente conhecido por fundar um grupo de ativistas chamado WikiLeaks, em 2006. Nos anos seguintes, a organização vazou cerca de 700 mil documentos classificados dos Estados Unidos, o que irritou autoridades norte-americanas.
Diante disso, ele enfrentou várias acusações e chegou a ficar sete anos asilado na Embaixada do Equador em Londres, antes de ser preso. Foi oficialmente libertado nesta semana após anos de batalhas judiciais e um acordo com os Estados Unidos.
Em liberdade, Julian Assange foi recebido por esposa na Austrália; saiba quem é Stella Assange
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário