Imagens foram retiradas de contexto e mostram o governo chinês enviando ajuda humanitária ao Paquistão, atingido por enchentes em 2022. Outra imagem revela, na verdade, o lançamento de doações enviadas pelos Emirados Árabes Unidos. É #FAKE vídeo que mostra avião enviando doações do governo chinês para Gaza
Reprodução
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra supostas doações da China sendo enviadas de avião para a Faixa de Gaza, na Palestina. É #FAKE.
selo fake
g1
O vídeo de 2 minutos e 18 segundos é acompanhado da seguinte legenda: “Bonito, lindo de se ver e de inspirar esperança. China desafia EUA e Israel e manda ajuda diretamente para Gaza”.
A postagem reúne mais de 30 trechos de outros vídeos que exibem o lançamento de doações com uso de paraquedas, pessoas correndo atrás da ajuda humanitária, crianças balançando uma bandeira da China, entre outras situações.
Por meio de uma busca reversa pela origem das imagens, o g1 descobriu que elas foram retiradas de contexto. A alegação feita na legenda também é falsa.
Funcionário transporta doações enviadas pela China para o Paquistão
Reprodução/Xinhuanet
Uma das fotos usadas como desinformação mostra um funcionário dirigindo um veículo com a bandeira da China em um aeroporto (veja acima). A imagem, na verdade, foi feita em agosto de 2022, antes da guerra entre Israel e Hamas em Gaza — que começou em outubro de 2023.
Segundo a Xinhua, agência estatal de notícias oficial do governo chinês, um avião da Força Aérea transportou suprimentos humanitários para o Paquistão em socorro às vítimas de enchentes naquele país. O registro foi realizado no Aeroporto Internacional Jinnah, na cidade de Karachi (veja aqui).
Na época, o g1 noticiou que as chuvas deixaram um terço do Paquistão com inundações e mais de mil mortos. China, Turquia e Emirados Árabes Unidos também enviaram aviões com doações.
Lançamento de doações enviadas pelos Emirados Árabes para Gaza
Reprodução
A fake news também exibe o lançamento das doações do interior de uma aeronave. Pela busca reserva da imagem, foi possível descobrir que ela circula nas redes sociais pelo menos desde 30 de março de 2024.
No vídeo completo, é possível ver uma bandeira dos Emirados Árabes Unidos no carregamento de ajuda humanitária. Ou seja: a carga não foi enviada à Gaza pelo governo chinês.
Desde o começo do ano, no Instagram do Ministério da Defesa dos Emirados Árabes, há vários registros de incursões à Faixa de Gaza. O jornal local Aletihad News Center também vem noticiando as ações humanitárias da monarquia em favor ao povo palestino (aqui, aqui e aqui, em inglês).
Em busca no site oficial do governo chinês, também não foram encontradas informações sobre incursões aéreas na Faixa de Gaza (aqui, em chinês).
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário