Boca de urna indica que bloco de esquerda obteve a maior parte dos assentos da Assembleia Nacional, seguido pela coalizão governista de Emmanuel Macron. Resultados indicam que aliança devem impedir extrema direita, terceira colocada nos resultados preliminares, de indicar primeiro-ministro. Eleições na França
REUTERS/Abdul Saboor
Autoridades, políticos e celebridades do esporte comentaram nas redes sociais a projeção que indica a vitória da esquerda nas eleições parlamentares na França, cuja votação do segundo turno ocorreu neste domingo. Veja os resultados de boca de urna:
Nova Frente Popular (esquerda): entre 172 e 192 assentos
Juntos (coalizão governista, de centro): entre 150 e 170 assentos
Reunião Nacional (extrema direita): entre 132 e 152 assentos
A Assembleia Nacional possui 577 assentos; são necessários 289 cadeiras para a formação de uma maioria capaz de definir o primeiro-ministro.
Confira a repercussão:
Celso Amorim, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais
“Uma grande vitória (da esquerda francesa). Justamente com a vitória dos trabalhistas na Grã-Bretanha, abre-se o caminho da esquerda democrática na Europa. A extrema direita não passará. Grande exemplo para a América Latina.”
Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia
“Em Paris, entusiasmo; em Moscou, desapontamento; em Kiev, alívio. O suficiente para se estar feliz em Varsóvia.”
Jules Koundé, jogador do Barcelona e da seleção francesa de futebol
“O alívio é igual à preocupação das últimas semanas, é imenso. Parabéns a todos os franceses que se mobilizaram para que este lindo país que é a França não se veja governado pela extrema direita. 🙏🏾🇫🇷”
Initial plugin text
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário