Oposição e apoiadores de Maduro fazem manifestações na Venezuela

Em Caracas, dois protestos acontecem ao mesmo tempo, sendo um a favor e outro contra a suposta reeleição do presidente. Oposição venezuelana faz protesto em Caracas
Em Caracas, na Venezuela, duas manifestações acontecem ao mesmo tempo neste sábado (3), sendo uma a favor e outra contra a suposta reeleição de Nicolás Maduro.
No início da tarde deste sábado, a líder da oposição, María Corina Machado, se encaminhava ao local do protesto em um caminhão. Foi ela quem convocou a população para uma das grandes avenidas da cidade.
Maduro foi declarado vencedor das eleições no último domingo (29) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), de linha governista, em meio a denúncias de fraude por parte da oposição e de países da região.
Segundo o CNE, Maduro teria ganhado com 52% dos votos, contra 43% atribuídos a Edmundo González Urrutia, representante de Machado, impedida de disputar a presidência. As atas de votação não foram apresentadas.
Segundo contagem paralela da oposição, González venceu Maduro com 67% dos votos, contra 30% de Maduro.
“Foram múltiplos os chamados e gritos de fraude por parte desse setor da direita, radical, criminosa e violenta da Venezuela”, disse Maduro em uma coletiva de imprensa. “Eles não querem reconhecer os mecanismos nacionais e soberanos da Venezuela, apenas querem manter o show da farsa”.
A oposição afirma ter provas de fraude e apresentou um site no qual publicou cópias de 84% das atas de votação em seu poder. O chavismo afirma que os documentos são forjados.
“Precisamos continuar avançando para fazer valer a verdade. Temos as provas e o mundo já as reconhece”, afirmou Machado na rede X, dizendo ter passado para a clandestinidade por temer por sua vida.
Depois do anúncio manifestações eclodiram por todo o país, deixando dezenas de mortos e de feridos, segundo ONGs, e mais de 1.000 presos, segundo o Ministério Público venezuelano.
Maduro disse que os líderes da oposição, González e María Corina Machado, “têm que estar atrás das grades” e colocou as Forças Armadas nas ruas para coibir protestos contra o governo.
Líderes da oposição da Venezuela convocam marcha para defender a democracia em Caracas
REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Aumenta o reconhecimento da vitória opositora
Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta (1º) que reconhecem a vitória de González na eleição. Os EUA foram seguidos por países sulamericanos nesta sexta. Veja abaixo quais são os países que anunciaram o reconhecimento da vitória de Edmundo González:
Estados Unidos
Argentina
Uruguai
Equador
Costa Rica
Panamá
Peru
Brasil, Colômbia e México emitiram uma nota conjunta na quinta-feira (1º) pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais na Venezuela e solução da desavença pelas “vias institucionais”.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *