Quem é Tim Walz, governador de Minnesota escolhido por Kamala para concorrer como vice nas eleições dos EUA

Quem é Tim Walz, governador de Minnesota escolhido por Kamala para concorrer como vice nas eleições dos EUA

Segundo agência de notícias, Walz foi o escolhido pela democrata. Ele tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor. Governador de Minnesota, Tim Walz, é escolhido por Kamala Harris para concorrer às eleições como vice-presidente.
AP Photo/Susan Walsh
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, escolheu o governador de Minnesota, Tim Walz, para ser o vice de sua chapa presidencial nas eleições dos EUA.
Walz venceu a disputa contra o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, pela indicação e a escolha foi anunciada pela própria candidata na manhã desta terça-feira (6). O democrata já participará de um comício eleitoral com Kamala na Filadélfia à noite.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Tim Walz tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor. Ele é visto como um candidato com apoio de eleitores rurais e brancos. (Leia mais sobre Walz abaixo)
A formalização da chapa Harris-Walz deve acontecer até esta quarta (7), antes da convenção do partido, que será realizada em Chicago entre 19 a 22 de agosto. Esse adiantamento acontece porque o dia 7 é o prazo final para garantir que os candidatos apareçam na cédula do estado de Ohio, explicaram autoridades democratas à AP.
Trump diz que Tim Walz é ‘ainda pior que a perigosa liberal e corrupta Kamala Harris’ em email a apoiadores
Quem é Tim Walz
Tim Walz tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor que se tornou grande defensor de Harris. Ele tem tratado Trump e Vance como “weird”, algo como “esquisito” ou “bizarro”.
Ex-membro do Congresso por um distrito de tendência republicana, Walz tem apelo junto aos eleitores rurais e brancos, mais conservadores —embora também tenha defendido políticas progressistas como governador, como refeições escolares gratuitas, expansão da licença remunerada para trabalhadores, metas para enfrentar as mudanças climáticas e cortes de impostos para a classe média.
Embora Minnesota seja um estado democrata, está próximo de Wisconsin e Michigan, dois estados fundamentais na disputa eleitoral.
Walz defende os direitos reprodutivos das mulheres –uma das principais pautas da campanha de Kamala Harris–, mas o democrata também já demonstrou uma inclinação conservadora ao representar um distrito rural na Câmara dos EUA, defendendo interesses agrícolas e apoiando o acesso às armas pela população americana.
Walz tem 60 anos, é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor. O democrata foi eleito para um cargo público pela primeira vez em 2006, quando se tornou deputado na Câmara dos EUA, o primeiro de seis mandatos na casa. Walz foi eleito governador de Minnesota em 2018 e foi reeleito em 2022.
Veterano de guerra, Walz defendia o acesso às armas no início de sua vida política e chegou a ser “o queridinho” da Associação Nacional de Rifles dos EUA, segundo o jornal americano “The New York Times” –o grupo apoiou o democrata e doou para suas campanhas. Em 2016, a revista “Guns & Ammo” o incluiu em sua lista dos 20 melhores políticos para proprietários de armas.
Atualmente, Walz é a favor de leis mais restritivas de acesso às armas. A mudança de opinião sobre o tema ocorreu após um massacre em uma escola na Flórida em 2018, segundo o “New York Times”.
A campanha de Harris espera que a longa carreira de Walz na Guarda Nacional, somada a uma carreira de sucesso como treinador de futebol americano no ensino médio e seus vídeos de piadas, atraiam eleitores que ainda não estão comprometidos com um segundo mandato de Trump na Casa Branca.
Membro popular do Congresso, ele supostamente teve o apoio da poderosa ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, que foi fundamental para persuadir Biden a deixar a corrida.
Recentemente, em uma entrevista à MSNBC, Walz atacou o candidato republicano, Donald Trump, e seu vice, J.D Vance:
“Eles continuam falando sobre a classe média. Um cara do ramo imobiliário, um barão ladrão, e um capitalista de risco tentando nos dizer que entendem quem somos? Eles não sabem quem somos”.
Kamala Harris consegue votos suficientes para oficializar candidatura

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *