Ataques aéreos israelenses a Gaza mataram pelo menos 50 palestinos nas últimas 24 horas, dizem autoridades de saúde palestinas nesta quarta-feira (21). Grupo terrorista libanês disparou mais de 50 mísseis para as Colinas de Golã, território anexado por Israel. Antony Blinken
REUTERS/Kevin Mohatt/Pool
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, concluiu nesta quarta-feira (21) uma viagem ao Oriente Médio sem conseguir progressos visíveis rumo a uma trégua em Gaza, embora tenha alertado Israel e o Hamas que a proposta dos EUA para um cessar-fogo poderia ser “a última oportunidade” para alcançar a paz.
Esta foi a nona visita do secretário de Estado à região desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, desencadeada pelo ataque de 7 de outubro no sul de Israel.
Os Estados Unidos acreditam que um cessar-fogo em Gaza ajudaria a evitar um conflito maior na região, incluindo um possível ataque a Israel por parte do Irã e dos seus aliados em retaliação pelo assassinato do chefe do Hamas em 31 de julho em Teerã.
Uma nova proposta de cessar-fogo foi apresentada pelos EUA na semana passada e foi debatida por Israel e mediadores, como o Catar e o Egito, em negociações em Doha. O Hamas não esteve presente.
Nesta segunda-feira (19), Blinken afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou a proposta de cessar-fogo e pediu que o grupo terrorista de Gaza fizesse o mesmo.
No entanto, de acordo com a imprensa israelense, Netanyahu insiste que Israel mantenha o controle do corredor de Filadélfia, uma faixa de 14 quilômetros ao longo da fronteira entre Gaza e o Egito.
O Hamas disse desejar “chegar a um cessar-fogo”, mas rejeitou as “novas condições” impostas por Israel à proposta dos EUA.
Ataques aéreos de Israel
Foto liberada pelo Exército de Israel de operação em Gaza
Israeli Army / AFP
Apesar das declarações do secretário de Estado americano, nesta quarta-feira, ataques aéreos israelenses em Gaza mataram pelo menos 50 palestinos nas últimas 24 horas, segundo autoridades de saúde palestinas.
A operação foi confirmada pelo Exército israelense, que disse que seus caças atingiram cerca de 30 alvos em toda a Faixa de Gaza , incluindo túneis, locais de lançamento e um posto de observação, e que as tropas mataram dezenas de combatentes armados e capturaram armas, incluindo explosivos, granadas e rifles automáticos.
“Os soldados eliminaram dezenas de terroristas armados e desmantelaram grande parte da infraestrutura terrorista em Rafah”, afirma comunicado.
Para evitar mortes de civis, os militares israelenses afirmam que emitiram novas ordens de evacuação em Deir Al-Balah, no centro de Gaza , onde milhares de palestinos deslocados pelos conflitos buscaram abrigo.
As ordens, no entanto, foram logo seguidas por disparos que deixaram pelo menos uma pessoa morta e várias feridas, de acordo com médicos e moradores.
Os confrontos também continuam na fronteira entre o Líbano e Israel. O Exército israelense confirmou que atacou o comandante Jalil al Maqdah, chefe do braço armado da Fatah no Líbano, a quem acusa de trabalhar para o Irã, nesta quarta-feira.
“Este assassinato é mais uma prova de que Israel quer desencadear uma guerra em grande escala na região”, disse à agência de notícias AFP Tufiq Tirawy, membro do Comitê Central do Fatah em Ramallah, sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia ocupada.
Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde libanês anunciou que os ataques israelenses deixaram pelo menos um morto e 19 feridos no leste do país, horas depois da morte de quatro pessoas em outros ataques no sul.
Casa atingida por mísseis do Hezbollah nas Colinas de Golã
AP Photo/Ariel Schalit
Hezbollah ataca território anexado por Israel
Nesta quarta, o Hezbollah também atacou e lançou mais de 50 foguetes, atingindo diversas casas particulares nas Colinas de Golã, anexadas por Israel. O grupo terrorista disse que o ataque foi em resposta ao ataque israelense.
Na terça-feira, o Hezbollah lançou mais de 200 projéteis em direção a Israel, depois de um ataque a um depósito de armas do grupo a cerca de 80 km da fronteira.
Blinken conclui viagem ao Oriente Médio sem trégua em Gaza; Israel e Hezbollah lançam ataques
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário