Outros dois visitantes estão desaparecidos. Segundo a mídia local, grupo que estava na caverna durante o desabamento fazia um passeio organizado e acompanhado por um guia. A maioria do grupo estava fora da caverna quando ela desabou. Glaciar na Islândia, em foto tirada em maio de 2011
Lucas Jackson/File Photo/Reuters
Um turista morreu, um ficou ferido e outros dois estão desaparecidos após uma caverna de gelo desabar na Islândia nesta segunda-feira (26).
A polícia local disse que um grupo de 25 turistas de vários países estava explorando uma caverna de gelo na geleira Breidamerkurjokull, no sudeste da Islândia, quando o incidente ocorreu pouco antes das 15h, do horário local de domingo. Quatro pessoas foram atingidas pela queda de gelo; uma morreu no local e outra foi levada de helicóptero para o hospital.
Segundo as autoridades, equipes de resgate e 60 pesquisadores estão no local.
O site de notícias islandês Visir disse que o grupo que estava na caverna durante o desabamento fazia um passeio organizado e acompanhado por um guia. A maioria do grupo estava fora da caverna quando ela desabou, relatou o site.
As cavernas de gelo são um destino popular para os visitantes da Islândia, com os operadores turísticos oferecendo aos clientes a oportunidade de “explorar o interior das geleiras” e ver a cor azul e os “padrões impressionantes” do gelo.
As geleiras cobrem cerca de 11% do território da Islândia, uma nação insular no Atlântico Norte que fica no extremo sul do Círculo Polar Ártico. A maior delas é Vatnajokull, que cobre 7,9 mil km².
Breidamerkurjokull é uma parte do Vatnajokull que termina na Lagoa Jokulsarlon, onde icebergs se desprendem constantemente da geleira.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário