O Brasil tem 632.763 crianças na fila de espera por uma vaga em creche. 9 em cada 10 municípios brasileiros possuem crianças nessa situação.
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (27), foi elaborado pelo Gabinete de Articulação para a Efetivamente da Educação (Gaepe-Brasil) e pelo Ministério da Educação. Todos os 5.569 municípios e o Distrito Federal responderam à pesquisa, que foi realizada entre os meses de junho e agosto deste ano.
Registro de crianças na fila por vaga em creche por região
Centro-Oeste – 78.177
Nordeste – 124.369
Norte – 94.327
Sudeste – 212.571
Sul – 123.319
O estado que tem mais crianças na fila é São Paulo, com 88.854 de 0 a 4 anos nessa situação. Em seguida, Minas Gerais, com 63.470, e Paraná, com 59.3763 crianças na fila.
Pré-escola
O levantamento aponta ainda que 78.237 crianças entre 4 e 6 anos não frequentam a pré-escola no Brasil. Dessas, metade é por falta de vagas.
Segundo a instituição, a pesquisa foi realizada para ter um panorama da situação no país e para “contribuir para a elaboração de um plano de ação nacional efetivo para apoiar as redes no planejamento de expansão do atendimento às crianças na creche e na pré-escola”.
De acordo com o levantamento, a taxa de escolarização de 0 a 3 anos no Brasil é 39%, porém essa realidade não é vista em todos os estados. Amapá, o estado com a menor taxa, possui apenas 8% da população nessa faixa etária na escola. São Paulo é o estado com a maior taxa, 51%.
Em 2023, o governo sancionou uma lei que determina que o poder público divulgue lista de espera por vagas em estabelecimentos públicos de educação básica. Porém, o levantamento mostra que 25% dos municípios não divulgam a fila de espera.
O estudo revela ainda como os municípios fazem a comunicação sobre a fila de espera em creches. No estado do Amazonas, por exemplo, 81% unidades escolares registram lista no papel. Enquanto no Rio Grande do Norte, 26% das escolas fazem lista de espera, mas não a comunica à secretaria de educação.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário