Antes do acordo entre Pequim e a Santa Sé, o sacerdote era mantido em prisão domiciliar por se recusar a fazer parte do Conselho dos Bispos Chineses, controlado pelo Partido Comunista e não reconhecido pela Igreja. Entrada de hotel na cidade de Tianjin, em 2021
Ng Han Guan/AP Photo
O Vaticano afirmou nesta terça-feira (27) que o governo da China reconheceu oficialmente a autoridade do bispo católico de Tianjin, Melchiorre Shi Hongzhen.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Antes do acordo entre Pequim e a Santa Sé, o sacerdote era mantido em prisão domiciliar por se recusar a fazer parte do Conselho dos Bispos Chineses, controlado pelo Partido Comunista e não reconhecido pela Igreja.
“Este desdobramento é fruto positivo do diálogo estabelecido nos últimos anos entre a Santa Sé e o governo chinês”, afirmou o Vaticano num breve comunicado à imprensa.
“Sua Excelência Dom Melchiorre Shi Hongzhen nasceu em 7 de outubro de 1929, foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1954 e consagrado Bispo Coadjutor de Tianjin em 15 de junho de 1982, sucedendo a Sua Excelência Dom Stefano Li Side em 8 de junho de 2019. A Diocese de Tianjin conta com aproximadamente 56 mil fiéis, distribuídos em 21 paróquias, servidas por 62 sacerdotes e um bom número de religiosas”, diz o Vaticano.
Pequim e a Santa Sé frequentemente entram em conflito em relação à nomeação de sacerdotes. O Conselho dos Bispos Chineses não é reconhecido pela Igreja romana.
Ambas as partes chegaram a assinar um acordo em 2018, reafirmado em 2022, em que o regime chinês reconhecia a autoridade do papa, mas ele nem sempre funciona na prática.
Em 2023, autoridades chinesas nomearam um novo bispo para Xangai, a maior diocese católica romana da China, sem consultar a cúpula da Igreja Católica. O Vaticano disse ainda que só soube da mudança através da mídia.
No início daquele ano, o Vaticano já havia acusado a China de violar o acordoao instalar um sacerdote em uma diocese não reconhecida pela Santa Sé.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário