Ala republicana é contra o candidato e ex-presidente Donald Trump e afirma que novo mandato dele enfraqueceria as instituições; eleições nos EUA serão em novembro. Kamala Harris durante discurso na Convenção do Partido Democrata, em 22 de agosto de 2024
REUTERS/Mike Segar
Mais de 200 políticos e funcionários de ex-candidatos presidenciais do Partido Republicano, de Donald Trump, declararam, na terça-feira (27), apoio à candidatura de Kamala Harris, do Partido Democrata, na corrida pela Casa Branca. As eleições nos Estados Unidos serão em novembro deste ano.
O apoio foi endossado por 238 pessoas que trabalharam, por exemplo, para o ex-presidente George W. Bush e para o ex-senador John MacCain. Este foi o mais significativo apoio à candidatura dos democratas dado por uma ala do Partido Republicano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na carta aberta, o grupo afirmou que existem muitas divergências ideológicas com Harris e seu vice, Tim Walz, porém a alternativa a eles — no caso, Donald Trump — é “simplesmente insustentável” e que um novo mandato dele enfraqueceria as instituições.
As divisões dentro do Partido Republicano já tinham ficado evidentes. Durante a convenção democrata, realizada na semana passada, diversos políticos republicanos que romperam com Trump foram convidados a discursar.
Leia mais:
EUA: em eleição marcada por reviravoltas, próximos meses serão decisivos e imprevisíveis
Trump lança livro com ‘foto histórica’ pós-atentado na capa; edição autografada custa R$ 2,7 mil
Trump diz que ‘chegou a acordo’ com democratas sobre debate; campanha de Kamala não confirma
Trump planeja convidar para sua equipe de transição o ex-candidato alternativo Robert Kennedy Jr. e a ex-deputada Tulsi Gabbard. Ambos pertenceram ao Partido Democrata durante anos e agora apoiam Trump. As equipes de transição, previstas por lei, preparam a mudança do atual governo para o que for eleito, em novembro, e definem pessoas para os principais cargos.
Kennedy Jr., conhecido por fazer campanha contra vacinas, disse que quer indicar para a área da saúde cientistas que concordam com ele.
De acordo com a agência Associated Press (AP), em uma declaração, o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, chamou a carta de “hilária porque ninguém sabe quem são essas pessoas”.
“Eles preferem ver o país queimar do que ver o presidente Trump retornar com sucesso à Casa Branca para tornar a América grande novamente”, acrescentou Cheung. Muitos dos mesmos signatários também emitiram uma carta em 2020 apoiando a candidatura de Biden em vez de Trump, informou a AP.
Mais de 200 políticos do Partido Republicano assinam carta em apoio à candidata democrata Kamala Harris
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário