Nicolas Maduro antecipou o Natal na Venezuela para o dia 1º de outubro
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
A antecipação do Natal para o dia 1º de outubro na Venezuela é muito mais do que uma notícia curiosa que pode até parecer nova para quem não acompanha o desenrolar dos fatos no país. Mas, na prática, a medida anunciada por Nicolás Maduro, é puro diversionismo.
O pesquisador de Harvard e professor de relações internacionais Vitelio Brustolin disse ao blog que Maduro está usando isso como “cortina de fumaça para a fraude eleitoral”. Sobretudo, no dia em que a Justiça – controlada pelo regime autoritário – mandou prender o oposicionista Edmundo González.
“É uma distração, enquanto [Maduro] continua a prender opositores” , resumiu o especialista.
Questões práticas traduzem o oportunismo político da medida. “Os caras não estão nem aí para o planejamento do comércio. 1º de outubro é em menos de um mês”, exemplificou.
O anúncio da antecipação foi feito na noite desta segunda-feira (2), em um programa de auditório que o próprio Maduro apresenta semanalmente.
Justiça emite mandado de prisão contra Edmundo González, opositor de Maduro
“Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal’”, disse à plateia o líder chavista. “E, por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança”, disse o mandatário da Venezuela.
Não é a primeira vez que Nicolás Maduro recorre à antecipação das celebrações natalinas no país. Em 2020, ele adiantou o Natal para 15 de outubro, em meio à pandemia. Na ocasião, a data foi marcada pela liberação de recursos para a compra de brinquedos.
Em 2013, Maduro já havia decretado que as comemorações acontecessem a partir de 1º de novembro, afirmando na época que desejava “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura”.
Hugo Chávez havia morrido em março daquele ano, e Maduro venceu uma eleição presidencial cuja lisura foi contestada.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário