Em entrevista ao podcast O Assunto, Ronaldo Lemos analisa os interesses de Musk com a rede social. No Brasil, Musk descumpriu uma série de decisões judiciais que já somam mais de R$ 18 milhões em multas direcionadas ao X. Contrário do que tem acontecido no Brasil, Elon Musk, dono do X, cumpre ordens judiciais em países como a Índia — por lá, a plataforma obedeceu decisões da Justiça removendo contas que faziam oposição ao governo e apagando postagens sobre um documentário com críticas o primeiro-ministro Narendra Modi.
Na análise de Ronaldo Lemos, presidente da comissão de tecnologia da OAB-SP e cientista-chefe do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Musk conseguiu, com isso, um poder de barganha no país — para além de fazer da rede social um megafone seu.
“Ele simplesmente bloqueou esse conteúdo que era feito pela BBC da Inglaterra e com isso conseguiu uma barganha com o país. Ele conseguiu ter, ali, acesso a alguns privilégios dentro da índia por causa dessa troca.”
Elon Musk em foto de arquivo
David Swanson/Reuters
E, para além do jogo de interesses, os motivos que levaram Musk a comprar o antigo Twitter (depois batizado por ele de X), passam, como explica Lemos em entrevista ao podcast O Assunto desta terça-feira (3), em concentrar poder e controlar a visibilidade e a exclusão de conteúdos como lhe convém — o que o faz concentrar poder.
“A razão do Elon Musk ter adquirido o Twitter é porque ele precisava de um megafone. Ele precisava de uma plataforma que tem um impacto global e onde ele é o dono da plataforma. Então ele decide o conteúdo que fica no ar e ele decide inclusive, também, o conteúdo que sai do ar.”
No Brasil, Musk descumpriu uma série de decisões judiciais que já somam mais de R$ 18 milhões em multas direcionadas ao X. O enfrentamento às leis brasileiras levou à suspensão da rede social, determinada na última sexta-feira (30) pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada nesta segunda (2) pela 1ª Turma do Supremo, por unanimidade.
Ouça a íntegra do episódio aqui.
Elon Musk ‘briga com as democracias’
Elon Musk e a liberdade de expressão
‘Barganha e megafone no X’: o que explica Musk ter comprado rede social e o que o faz cumprir ordens na Índia, mas não no Brasil
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário