Raffaele Fitto, ex-integrante do Parlamento Europeu, será o primeiro integrante de um partido da extrema direita a assumir o cargo. Raffaele Fitto, ex-integrante do Parlamento Europeu, será o primeiro integrante de um partido da extrema direita a assumir o cargo
Reprodução/Facebook
O ministro dos Assuntos Europeus do governo italiano, Raffaele Fitto, será o primeiro membro de um partido da extrema direita a assumir o cargo de vice-presidente da área econômica da União Europeia (UE), informou a Agência France-Presse (AFP).
Ele foi indicado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e teve o nome aceito pela presidente da Comissão Europeia, o braço executivo dos 27 países da União Europeia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3), no horário de Brasília, pelo jornal alemão Die Welt.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Fitto é ex-eurodeputado e copresidiu um dos dois grupos de formações de extrema direita no Parlamento Europeu. Ele é um aliado fiel de Meloni desde que se uniu ao seu partido, Irmãos da Itália, após ter sido uma figura em ascensão no Forza Italia, o partido conservador do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
Segundo a agência, o jornal alemão afirmou que as demais vice-presidências serão ocupadas pela espanhola Teresa Ribera (encarregada da Transição Ecológica), pelo francês Thierry Breton (Assuntos Digitais) e pelo letão Valdis Dombrovski (Ampliação e Reconstrução da Ucrânia).
Depois de ser reeleita em julho, a presidente alemã da Comissão Europeia pediu aos países membros que apresentassem seus candidatos para ocupar os cargos de comissários europeus, que exercem a liderança política do poder executivo da UE durante seus cinco anos de mandato.
Os nomes escolhidos por Von der Leyen ainda deverão ser aprovados pelos eurodeputados.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário