Tiroteio aconteceu neste domingo (8) em posto de controle entre os países; ponte foi fechada. Soldados de Israel mataram atirador. Policial israelense faz guarda próximo ao local do ataque a tiros na Ponte Allenby, entre a Cisjordânia e a Jordânia.
Mahmoud Illean/AP
Três israelenses foram mortos a tiros neste domingo (8) no posto de controle entre a Cisjordânia e a Jordânia, informou a agência Associated Press (AP). As autoridades de Israel e da Jordânia disseram que o posto na fronteira ficará fechado por tempo indeterminado.
O Exército de Israel informou que o atirador se aproximou do posto de controle pela parte jordaniana em um caminhão e abriu fogo contra as forças de segurança israelenses. Ele foi morto na sequência em um tiroteio.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a agência, as três pessoas mortas eram civis israelenses. O serviço de resgate de Israel afirmou que todos eram homens na casa dos 50 anos.
A Jordânia está investigando o tiroteio, informou a agência de notícias estatal Petra. O país árabe aliado ao Ocidente tem acordo de paz com Israel desde 1994, mas é crítico das políticas israelenses em relação aos palestinos. A Jordânia tem grande população palestina e testemunhou protestos em massa contra Israel devido à guerra em Gaza.
O posto de controle Allenby, sobre o rio Jordão, também conhecido como Ponte King Hussein, é utilizado principalmente por israelenses, palestinos e turistas internacionais.
A Cisjordânia tem visto um aumento na violência desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, que desencadeou a guerra em Gaza.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário