Segundo comentaristas, Kamala Harris colocou adversário na defensiva com tom mais assertivo e agressivo durante primeiro debate entre os candidatos nesta terça-feira (10). Trump ‘foi o de sempre’, insistiu na narrativa anti-imigração e foi corrigido diversas vezes pelos apresentadores. ‘Kamala conseguiu irritar Donald Trump e deixar ele na defensiva’, diz Sandra Coutinho
Kamala Harris conseguiu colocar o Donald Trump na defensiva no primeiro debate entre os candidatos, segundo comentaristas da GloboNews.
A disputa nesta terça (10) foi marcada por trocas de acusações entre as gestões alheias em temas centrais da corrida à Casa Branca como economia, aborto, guerras e imigração.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Quem venceu o debate entre Kamala Harris e Donald Trump?
‘BONÉ DO MAGA’, ‘HANNIBAL LECTER’, ‘ALMOÇO’ DE PUTIN: as frases de Kamala Harris e Trump no debate presidencial
“Kamala Harris conseguiu se manter composta e calma o tempo todo. (…) Conseguiu falar de propostas de governo e conseguiu irritar Donald Trump e deixar ele na defensiva o tempo todo”, disse Sandra Coutinho.
Sandra afirmou ainda que a atitude de Kamala Harris conseguiu fazer Trump suar para rebater a democrata: enquanto a vice-presidente permaneceu calma, o republicano se irritou quando ela o chamou de “perdedor” da eleição de 2020.
Segundo o comentarista Guga Chacra, Trump “foi o Trump de sempre” durante o debate, agressivo em alguns momentos e, em outros, com alegações falsas, então sua participação não teve tanto impacto. “Já Kamala foi evoluindo ao longo do debate, a performance dela foi melhorando”, afirmou.
No entanto, Guga Chacra analisa que não houve um “nocaute” no debate desta terça, diferentemente da disputa entre Trump e Biden, no final de junho.
“Trump foi o de sempre e Kamala foi evoluindo ao longo do debate”, segundo Guga Chacra
Para Flávia Oliveira, o desempenho da Kamala Harris trouxe um alívio para os democratas após a péssima performance de Joe Biden no debate de junho, na CNN.
“Kamala Harris tentou ser propositiva. Mesmo em momentos de ataque de Trump, ela tentou falar em virar a página, apresentar uma nova agenda econômica e social. Ela esteve muito centrada em apresentar propostas de governo”, disse.
A jornalista também destacou o fato de Trump ser várias vezes corrigido pelos âncoras do debate. Para ela, a postura mais ativa dos mediadores fez diferença.
‘Kamala tentou ser propositiva, mesmo em momentos de ataque’, analisa Flávia Oliveira
Para Demétrio Magnoli, Kamala Harris venceu Trump “em substância e em estilo”, mas que apenas pesquisas irão demonstrar a opinião do eleitor americano.
“Aposto que uma clara maioria dos que assistiram ao debate vão dizer que Kamala venceu”, afirmou Magnoli.
Segundo Magnoli, falas proferidas por Trump durante o debate, como quando foi desmentido ao afirmar que imigrantes estão comendo cachorros dos americanos, desmoralizam o republicano com o eleitor que não é da sua base.
LEIA TAMBÉM:
Debate entre Kamala e Trump teve alegações falsas e imprecisões
Trump diz que Kamala vai transformar os EUA em uma ‘Venezuela com esteroides’ caso seja eleita
FOTOS: Donald Trump e Kamala Harris fazem ‘caras e bocas’ durante debate presidencial nos EUA
‘Kamala Harris venceu em substância e em estilo’, diz Demétrio Magnoli
Debate Kamala x Trump
Por diferença de alturas, púlpito de Kamala Harris é menor que o de Trump. Candidatos fizeram debate em 10 de setembro de 2024.
REUTERS/Brian Snyder
Quando os temas de Israel e da guerra em Gaza foram colocado no debate, as atenções voltaram para
Esta foi a primeira vez que Kamala Harris e Donald Trump se encontraram. O debate entre os dois provavelmente será o único até as eleições, que estão marcadas para o dia 5 de novembro.
Kamala tem 59 anos e é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Se vencer o pleito, será a primeira mulher eleita presidente do país.
Já Donald Trump tem 78 anos e foi presidente entre 2017 e 2021. Ele tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.
Especialistas previam que o debate fosse focado na forma como cada um atuou enquanto esteve no governo. Questões que envolvem economia, inflação e segurança na fronteira são pontos importantes destas eleições.
Além disso, havia uma expectativa para quem ambos trocassem ataques e acusações. Durante a campanha, Kamala tem se referido ao republicano como uma ameaça à democracia. Já Trump tenta pintar a democrata como uma radical de esquerda.
Deixe um comentário