Soldado ucraniano se emociona ao voltar para casa
Volodymyr Zelensky/Telegram
Nesta sexta-feira (13), 49 soldados ucranianos voltaram para casa após serem resgatados de dois anos de cativeiro na Rússia.
Putin ameaça Otan
“Hoje, 49 do nosso povo retornaram à Ucrânia do cativeiro russo. Soldados das Forças Armadas da Ucrânia, Guarda Nacional, Serviço de Guarda de Fronteira do Estado, Polícia Nacional e civis estão finalmente de volta para casa. Glória à Ucrânia!”, comemorou o Ministério da Defesa ucraniano em suas redes sociais.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (12) que a Otan estará “em guerra contra a Rússia” caso autorize a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance. Essa possibilidade está sendo avaliada por Estados Unidos e aliados.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, é uma aliança militar composta pelos Estados Unidos e países europeus. A Ucrânia não faz parte do grupo, mas é apoiada pela Otan na guerra.
Atualmente, a grande maioria dos aliados da Ucrânia autorizam o país a usar as armas de parceiros estrangeiros apenas para a defesa do próprio território.
Segundo Putin, uma eventual mudança nessa política “mudaria de maneira significativa a própria natureza do conflito”. Diante disso, ele alertou que o país tomará “decisões apropriadas com base nas ameaças”.
“Significaria que os países da Otan, os Estados Unidos, os países europeus, estão em guerra com a Rússia”, afirmou durante uma entrevista.
Em agosto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que só conseguiria frear o avanço russo se aliados autorizassem o emprego de armas de longo alcance.
Na terça-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que estava trabalhando para autorizar o uso de mísseis de longo alcance norte-americanos pela Ucrânia.
Uma mudança de postura dos Estados Unidos e aliados começou a ganhar força após o governo norte-americano afirmar que o Irã está fornecendo mísseis para a Rússia.
Nesta semana, a Rússia anunciou que está perto de assinar um novo acordo bilateral com o Irã.
LEIA TAMBÉM
Comboio da Cruz Vermelha é atacado na Ucrânia, e três morrem
Kamala amplia liderança sobre Trump em pesquisa de intenção de voto feita após debate
Espanhol diz que cobra R$ 3 mil para sabotar festas de casamento e R$ 300 extras para cada tapa recebido
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário