Filmes ajudam a relacionar temas e a pensar contextos históricos que podem cair no vestibular deste ano; além do conhecimento, assistir às produções sem pressão é uma dica para essa reta final de estudos Em seu filme, Nolan tenta refletir sobre como Oppenheimer precisou lidar com as consequências da bomba
UNIVERSAL PICTURES via BBC
Basta digitar o tema no campo de busca do streaming e um leque de opções se abre na tela: Primeira e Segunda Guerra, Idade Média e descolonização afro-asiática são apenas algumas delas. Segundo professores ouvidos pelo g1, algumas produções disponíveis nas plataformas podem ser aliadas poderosas para os estudantes nessa reta final para o vestibular.
💡 Os filmes e documentários oferecem repertório para que os alunos possam pensar, relacionar temas e refletir a respeito de momentos e fatos históricos que podem cair na prova da Unicamp neste ano. Além de tudo isso, é possível se entreter e aliviar a tensão.
“Se o aluno for em qualquer plataforma, se ele colocar ali o tema, por exemplo, Primeira Guerra, que pode ser da Primeira Guerra ou correlacionado. E aí, dentro dessa lógica de fazer a pesquisa, não importa muito qual filme ele vai escolher”, afirma o professor de história do pré-vestibular e orientador vocacional da Oficina do Estudante, Neto.
“O importante é que nesse momento ele não fique tão preocupado com o conteúdo, mas que assista ao filme, aproveite o filme e, a partir dele, tenha uma ideia do contexto”, completa. O professor ainda preparou uma lista com os filmes e assuntos relacionados para os alunos assistirem sem pressão (veja ao final da reportagem).
🎬 Confira a seguir os filmes indicados pelo professor e os temas que podem cair na prova da Unicamp 2025 para você se ligar, mas sem se estressar.
O nome da rosa (1986)
Tema: Idade Média
Adeus, Lênin! (Alemanha, 2003)
Tema: Socialismo e Fim da Guerra Fria
Nise: o coração da loucura (2015)
Tema: Universo da psiquiatria brasileira dos anos 1940 e 1950
Hotel Ruanda (EUA, 2004)
Tema: Descolonização Afro Asiática
Oppenheimer (EUA, 2023)
Tema: Guerra Fria e Macarthismo nos EUA
Olga (Brasil, 2004)
Tema: Era Vargas/Nazifascismo
Eles não usam black-tie (Brasil, 1981)
Tema: luta de classes, sindicalismo e conflitos familiares, Brasil dos anos 1980
Batismo de sangue (Brasil, 2006)
Tema: Ditadura Civil Militar no Brasil
Maria Antonieta (EUA, 2006)
Tema: Absolutismo e Revolução Francesa
Apocalypse now (EUA, 1979)
Tema: Brutalidade da Guerra do Vietnã
Labirinto do Fauno (Espanha, 2006)
Tema: Guerra Civil Espanhola
Star Wars (EUA, 1977)
Tema: de forma indireta, aborda a luta entre o bem e o mal, remetendo ao contexto da Guerra Fria
Blade runner: o caçador de andróides (EUA, 1982)
Tema: Impacto de tecnologias no contexto da Guerra Fria, substituição dos humanos por máquinas e avanços da biotecnologia e genética (3ª Revolução Industrial)
A guerra do fogo (França, Canadá, EUA, 1982)
Tema: Pré História
Filmes sobre a Primeira Guerra
1917 (destaque)
Além da Linha Vermelha
Cavalo de Guerra
Lawrence da Arábia
Filmes sobre a Segunda Guerra
A Lista de Schindler
Adeus, Meninos
13 minutos
O Resgate do Soldado Ryan
A Queda
Stalingrado
O Bombardeio (destaque)
Arte para a saúde e o saber
Fora da história, o filme Coringa: Delírio a Dois, que estreou no Brasil na última semana e levou mais de nove milhões de espectadores aos cinemas, também pode ser uma fonte de conhecimento para o vestibular, especialmente em relação à saúde mental, tema que pode ser abordado na prova deste ano.
No longa, o personagem de Phoenix, Arthur Fleck, sofre de alguns transtornos mentais, que podem estar associados ao distúrbio de personalidade anti-social, esquizofrenia e ao Transtorno da expressão emocional involuntária (a sigla em inglês IEED).
Para Felipe José Santaella, residente em Psiquiatria na Unicamp, e produtor de conteúdo voltado para saúde mental, “a arte é um recurso fundamental para compreendermos melhor a vida e as visões das pessoas. Ela nos permite conhecer um pouco mais dos indivíduos e nos conectar com suas histórias”.
“Através desse envolvimento, podemos entender mais profundamente a realidade delas. Além disso, é uma poderosa ferramenta para abordar temas de saúde mental, pois, por meio de um filme, poesia, livro ou de uma música, é possível expressar sentimentos e experiências que, muitas vezes, não conseguimos descrever”.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas
Streaming aliado no Vestibular da Unicamp 2025? g1 lista filmes que podem ajudar na prova de história
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário