Neste ano, 286 pessoas foram indicadas para receber a honraria. Diante das guerras, comitê pode surpreender e decidir não entregar o prêmio. Moeda concedida aos vencedores do prêmio Nobel da Paz
Patrick Semansky/AP
O vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2024 será anunciado na manhã de sexta-feira (11). Especialistas ouvidos pela Reuters indicam que duas organizações e uma autoridade estão entre os nomes cotados para receber a honraria neste ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Veja a seguir a lista de favoritos ao prêmio:
António Guterres, secretário-geral da ONU.
Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).
Tribunal Internacional de Justiça (ICJ).
Neste ano, 286 pessoas foram indicadas para o prêmio, incluindo o Papa Francisco. No entanto, a lista completa é mantida em sigilo por 50 anos. A decisão final é dada pelo Comitê Norueguês do Nobel, composto por cinco pessoas nomeadas pelo Parlamento da Noruega.
Diante do histórico, o comitê pode surpreender no anúncio da decisão desta sexta-feira, incluindo a possibilidade de não conceder o prêmio. Isso já aconteceu 19 vezes, sendo a última em 1972.
Segundo o testamento de Alfred Nobel, o Nobel da Paz deve ser entregue para a pessoa “que mais ou melhor tenha promovido a fraternidade entre as nações, a abolição ou redução de exércitos permanentes e o estabelecimento e promoção de congressos de paz”.
Neste ano, o vencedor do prêmio receberá US$ 1,1 milhão (R$ 6 milhões), além de um diploma e uma medalha de ouro.
No ano passado, a vencedora do prêmio foi Narges Mohammadi, voz da revolução feminina no Irã.
Favoritos deste ano
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fala na Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia, em 11 de novembro de 2021
Dylan Martinez/Reuters
Especialistas indicam que o comitê pode entregar o prêmio ao secretário-geral António Guterres com o objetivo de fortalecer a ONU. Atualmente, as Nações Unidas enfrentam um processo de desgaste, diante da incapacidade de mediar e evitar conflitos.
Outra possibilidade seria o ICJ, que condenou a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia e pediu a Israel que garantisse que nenhum genocídio fosse cometido em Gaza.
Já a UNRWA é vista como uma organização importante para o resgate e atendimento de civis palestinos afetados pela guerra na Faixa de Gaza. No entanto, a escolha da agência poderia se mostrar controversa, já que Israel acusa alguns membros do órgão de envolvimento com o Hamas.
Casas de apostas também indicam os nomes de Volodymyr Zelensky, presidente da ucrânia, e de Alexei Navalny, opositor russo. No caso de Navalny, não há possibilidades de que ele receba a honraria, já que o prêmio não é entregue postumamente.
Para Dan Smith, chefe do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, uma possibilidade seria não entregar o Nobel da Paz, já que o mundo vive um período conflituoso.
“Talvez este seja o ano em que o comitê do Nobel da Paz deva simplesmente reter o prêmio e focar a atenção no fato de que este é um planeta em guerra”, disse à Reuters.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário