As teorias da conspiração, boatos e fake news envolvendo os furacões Milton e Helene

As teorias da conspiração, boatos e fake news envolvendo os furacões Milton e Helene

Mentiras de que o governo pode ‘controlar o clima’ e potencializar furacões circularam na internet. Drone mostra casa destruída em Fort Myers, na Flórida, nesta quarta-feira (9), antes da chegada do furacão Milton.
Ricardo Arduengo/Reuters
Enquanto o furacão Milton avançava em direção à Costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9), também avançavam na internet teorias da conspiração sobre autoridades “controlando o clima” e a desinformação em torno dos esforços de socorro.
Mais de um milhão de pessoas receberam ordens para sair da Costa do Golfo da Flórida, região que ainda se recupera do furacão Helene, que atingiu o Sudeste dos Estados Unidos no final de setembro.
Trump se aproveita dos furacões para espalhar mentiras contra Biden e Kamala
Cidades-fantasmas e moradores em abrigos: Flórida se prepara para a chegada do explosivo furacão Milton
AO VIVO: Acompanhe as últimas informações sobre o furacão Milton
Veja abaixo algumas das principais narrativas de desinformação que estão ganhando força nas redes sociais:
O que diz a mensagem falsa: Furacões são produto de “controle do clima”
O que sabemos: Vários posts online, incluindo um da representante republicana dos EUA, Marjorie Taylor Greene, sugeriram que o “controle do clima” estava em ação durante os furacões. Em um post no X no dia 3 de outubro, Greene disse: “Sim, eles podem controlar o clima. É ridículo alguém mentir e dizer que não pode ser feito.”
Especialistas em meteorologia de furacões disseram à Reuters que a modificação de furacões nunca foi possível devido ao tamanho e poder das tempestades.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) experimentou a semeadura de nuvens em furacões entre as décadas de 1960 e 1980 na esperança de reduzir a força dos ventos, mas concluiu que não funciona. O órgão também descobriu que o tamanho e o poder de um furacão tornavam esse processo, assim como outras técnicas consideradas ao longo dos anos, inviáveis.
O escritório de Greene não retornou ao pedido de posicionamento da Reuters.
O que diz a mensagem falsa: O auxílio emergencial de $750 da FEMA é um empréstimo
O que sabemos: Um post com mais de cinco milhões de visualizações afirmou que a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) deu às vítimas de Helene um empréstimo de $750 em vez de um pagamento adiantado.
Jaclyn Rothenberg, porta-voz da FEMA, escreveu no X que as publicações não são verdadeiras e que a agência não pede o reembolso do dinheiro de assistência de emergência. A FEMA também abordou o tema em seu site, chamando-o de “mito”.
O site da FEMA diz que os $750 são um “pagamento adiantado e flexível para ajudar a cobrir itens essenciais como alimentos, água, fórmula para bebês, suprimentos para amamentação, medicamentos e outros suprimentos de emergência.” É um pagamento inicial que pode ser aprovado “logo após” a solicitação. A FEMA avalia ainda a elegibilidade do solicitante para receber mais assistência.
O que diz a mensagem falsa: Programa HAARP é usado para manipular o clima e causar furacões
O que sabemos: O HAARP, um programa da Universidade do Alasca Fairbanks gerenciado pelo Exército dos EUA entre 1990 e 2014, usa equipamentos de alta frequência para estudar a atmosfera. Teorias da conspiração sobre o HAARP – formalmente chamado de Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Frequência – acusam governos de usar o programa para alterar secretamente o clima ou ligá-lo a desastres naturais.
Um porta-voz do HAARP disse à Reuters: “O HAARP não pode criar, modificar ou manipular um furacão.”
Howard Diamond, diretor do Laboratório de Recursos do Ar da NOAA, disse em um e-mail que o HAARP “não tem absolutamente nenhuma conexão com a formação de furacões como Helene ou Milton.”
“Nem o HAARP nem qualquer instalação pode afetar furacões… e não há tecnologia que os humanos possuam que possa criar, destruir, modificar, intensificar ou direcionar furacões de qualquer forma,” acrescentou.
O que diz a mensagem falsa: O presidente Joe Biden em mensagem pré-furacão aos cidadãos disse: ‘vacine-se agora’
O que sabemos: Em um vídeo compartilhado no X e intitulado como a “mensagem pré-furacão” de Biden, o presidente dos EUA é ouvido dizendo: “Uma parte vital da preparação para a temporada de furacões é se vacinar agora.” Os comentários de Biden foram compartilhados sem contexto, sugerindo que ele acredita que uma vacinação pode proteger a população contra furacões.
No entanto, estas declarações de Biden foram dadas em uma coletiva de 2021, quando ele pediu aos americanos em estados propensos a furacões que se vacinassem contra a COVID-19 para se protegerem caso precisassem evacuar suas casas.
“Não podemos impedir que os furacões atinjam a costa, mas podemos impedir que as pessoas fiquem gravemente doentes e morram de COVID-19,” disse ele à época. “Se você acabar tendo que ficar em um abrigo, não quer adicionar COVID-19 à lista de perigos.”
O que diz a mensagem falsa: A vice-presidente Kamala Harris não fez nenhum tweet sobre o Furacão Helene
O que sabemos: Dias depois que o Furacão Helene devastou o Sudeste, uma conta de extrema-direita no X afirmou falsamente em 29 de setembro que Kamala Harris não havia postado na plataforma sobre a tempestade. O post teve mais de 400 mil visualizações.
No entanto, a conta oficial de Harris postou um dia antes, dizendo que ela estava trabalhando com Biden e líderes locais no Sudeste para fornecer apoio às áreas afetadas pelo furacão.
O furacão Milton se aproxima da costa oeste da Flórida

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *