O que Israel está fazendo para lidar com ataques de drones. O ataque de drone no domingo foi um dos maiores sofridos por Israel em mais de um ano — quatro soldados israelenses morreram.
Reuters via BBC
Lento, pequeno e relativamente barato de se fabricar — o drone virou uma dor de cabeça para os israelenses ao longo do último ano.
Os ataques do Hezbollah em uma base do Exército próxima a Binyamina no norte de Israel, no domingo (13/10), que mataram quatro homens e feriram algumas dezenas, foi o mais mortal realizado com drones até o momento.
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Isso despertou questionamentos sobre se o caríssimo sistema de defesa aérea de Israel está capacitado para lidar com esses ataques.
Em visita à base atacada na segunda-feira (14/10), o ministro de Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que “esforços significativos” estão sendo feitos para se achar soluções que previnam ataques com drones no futuro.
Partes do sistema de defesa aéreo funcionam bem. Aqui no norte de Israel, nós ouvimos barulhos em intervalos regulares, que é o som do Domo de Ferro interceptando foguetes disparados pelo Hezbollah do sul do Líbano. Israel diz que consegue atingir 90% de seus alvos.
Mas o Domo de Ferro funciona porque os foguetes do Hezbollah são simplórios — é possível calcular para onde os foguetes estão indo e interceptá-los.
Interceptar drones é mais complicado. E isso virou um problema recorrente nesta guerra.
Domo de Ferro, A Seta e Viga de Ferro: quais são os sistemas de defesa de Israel e como eles funcionam
Imagem mostra mísseis lançados pelo Irã contra Israel.
Getty Images via BBC
Em julho, um drone lançado pelos houthis no Iêmen atingiu Tel Aviv. Neste mês, as Forças de Defesa de Israel disseram que um drone lançado do Iraque matou dois soldados nas Colinas de Golã. Na semana passada, outro drone atingiu uma casa de repouso no centro de Israel.
“A maioria dos drones — se não todos — são fabricados por iranianos e fornecidos a grupos armados no Líbano, Irã e Iêmen”, diz Yehoshua Kalisky, pesquisador do Instituto Nacional de Estudos em Segurança de Tel Aviv, à BBC News.
Drones conseguem voar em baixas altitudes, o que dificulta sua detecção. Às vezes eles são confundidos com pássaros.
“Eles também são difíceis de serem interceptados por aeronaves porque voam lentamente”, diz Kalisky. “Eles voam a cerca de 200 km/h, comparado com os 900 km/h de um avião a jato.”
A imprensa israelense noticiou que no domingo dois drones do Hezbollah —provavelmente do tipo Ziyad 107— partiram do espaço aéreo libanês acima do Mediterrâneo. Um deles foi interceptado e o outro desapareceu. Teria se presumido que ele caiu, por isso nenhuma sirene de alerta foi disparada. Mas ele conseguiu atingir a cantina de uma base aérea israelense.
Mas Sarit Zehani, pesquisadora do Alma Research Institute, órgão especializado em segurança na fronteira norte, não acredita que os drones conseguiram burlar o sistema apenas com sorte.
“Foi planejado. Eles vêm tentando fazer isso há muito tempo”, diz ela.
Zehani vive a 9 quilômetros da fronteira libanesa com o oeste da Galileia, e no domingo ela viu de sua sacada tudo acontecendo. Ela disse que havia foguetes sendo disparados e alertas em toda a zona de fronteira de onde os drones foram disparados, “sobrecarregando” o sistema de defesa aéreo e facilitando com que os drones escapassem.
O Alma Research Institute contou 559 incidentes de drones atravessando a fronteira norte de Israel em missões de ataque ou espionagem desde que a guerra começou, há um ano. Tirando o ataque de domingo em Binyamina, houve 11 mortes em ataques com drones, segundo o instituto.
Além do Domo de Ferro, sistema como o Estilingue de Adão, Arrow 2 e Arrow 3 foram criados para destruir mísseis balísticos. E em breve eles serão auxiliados pelo sistema Terminal High Altitude Area Defence (Thaad), fornecido pelos Estados Unidos, e que será operado por cerca de cem militares americanos.
Soluções mais permanentes para interceptar drones estão sendo desenvolvidas.
“Lasers de alta potência estão sendo desenvolvidos, e outra tecnologia é usando canhões de microondas para queimar a eletrônica dos drones”, diz Kalisky.
Ela afirma que essas tecnologias devem estar disponíveis no futuro próximo.
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Alex Lorel
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