Para Tarso Genro, Maduro é ‘autoritário’ e ‘manipulador de resultados eleitorais’. Ala petista diz que posicionamento em favor de Maduro no Foro de São Paulo municia a oposição. O ex-ministro Tarso Genro em imagem de 2017
Reprodução/RBS TV
Ex-ministro e ex-presidente do PT, Tarso Genro disse à GloboNews nesta quinta-feira (17) que é “completamente errado o PT assumir uma posição de legitimar” o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.
Tarso Genro se refere à assinatura pelo PT de uma resolução do Foro de São Paulo que reconhece a eleição de Nicolás Maduro.
O documento foi assinado em reunião do grupo na Cidade do México no dia 29 de setembro, com a participação de partidos e movimentos de esquerda de países da América Latina.
“Acho completamente errado o PT assumir uma posição de legitimar um governo que, mesmo controlando os cordéis do poder, não apresenta as atas que comprovem a sua vitória”, disse Tarso.
O ex-governador do Rio Grande do Sul também faz críticas à oposição venezuelana, mas pondera.
“Dizer que Maduro é um autoritário, manipulador de resultados eleitorais, não me obriga a ter simpatias pela oposição venezuelana”, disse.
No dia 29 de julho, logo após o pleito venezuelano, o partido já tinha emitido uma nota reconhecendo a reeleição de Maduro – uma posição divergente da adotada pelo governo Lula, que até hoje diz aguardar as atas das eleições para reconhecer o resultado.
Parlamentares do PT também divergem do novo movimento do partido a favor de Maduro, especialmente, no contexto eleitoral.
A avaliação é que a assinatura da resolução dá “munição” à oposição, não apenas nas eleições municipais deste ano, mas também no pleito de 2026.
ONU diz que governo Maduro cometeu crimes contra a humanidade na Venezuela
‘Completamente errado’, diz ex-presidente do PT sobre partido reconhecer vitória de Maduro
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário