Tremor de magnitude 5,7 foi registrado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico e sacudiu a cidade de San Juan, capital da província de mesmo nome. Algumas horas antes, tremores foram sentidos na região entre o país e o Chile. Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a região noroeste da Argentina neste domingo (20), disse o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, em inglês). A cidade mais atingida foi San Juan, capital da província homônima.
Também confirmado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), o terremoto ocorreu às 19h59 no horário local, que está no mesmo fuso do horário de Brasília. O epicentro do tremor foi registrado em uma área a 74 quilômetros a noroeste da cidade de San Juan – ao norte de Mendoza.
Não há informações sobre danos ou vítimas. O USGS estima, considerando o local do tremor, o número de habitantes próximos e o tipo de estruturas, como prédios e casas, que a chance de fatalidades neste terremoto é muito baixa.
“De modo geral, a população desta região reside em estruturas que são resistentes a tremores de terra, embora existam estruturas vulneráveis. Os tipos predominantes de construções vulneráveis são de tijolo de adobe e alvenaria de pedra”, aponta a instituição americana.
De acordo com o EMSC, o terremoto foi registrado a uma profundidade de 107,7 quilômetros. O serviço americano também identificou outros tremores em regiões próximas, mas com registro feito algumas horas antes.
Terremotos registrados na Argentiana e Chile
reprodução/USGS
O primeiro tremor aconteceu às 00h49, na cidade de Camiña, no norte do Chile e atingiu magnitude de 4,1. Às 5h02 a região de Vallenar, no mesmo país, foi sacudida com um tremor de magnitude 4,7. O terceiro terremoto foi identificado no norte da Argentina, na cidade de Aguilar e marcou magnitude de 4,6.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário