Ao menos 50 pessoas tiveram surto de E. Coli, uma bactéria, depois de comerem o lanche Quarteirão. Autoridades suspeitam que cebolas, que são servidas cruas, estavam contaminadas. Lanche Quarteirão estava contaminado e pessoas tiveram infecção por E. Coli
AP Photo/Richard Drew
Uma pessoa morreu e outras 50 ficaram doentes depois de terem contraído E. Coli por lanches contaminados do McDonald’s nos Estados Unidos.
➡️ A doença é causada por uma bactéria e pode provocar febre, náusea, vômito e diarreia. Em sua forma mais grave, podem ocorrer outras complicações, que podem levar o paciente à morte.
O surto de E. coli ocorreu após pessoas de 10 estados diferentes terem consumido o lanche Quarteirão. Autoridades sanitárias americanas estão investigando o caso, e a suspeita é de que as cebolas do lanche, que são servidas cruas, estivessem contaminadas.
“As descobertas iniciais da investigação indicam que um subconjunto de doenças pode estar relacionado às cebolas fatiadas usadas no Quarter Pounder e adquiridas de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição”, disse o diretor de cadeia de suprimentos do McDonald’s na América do Norte, Cesar Piña, em um comunicado.
Autoridades investigam se cebola nos lanches é que estavam contaminadas
AP Photo/Richard Drew
O que é E. coli?
E. coli é um tipo de bactéria encontrada no ambiente, incluindo em água, alimentos e nos intestinos de pessoas e animais. Existem muitos tipos de E. coli inofensivos, mas alguns podem deixar as pessoas gravemente doentes.
➡️ No caso do McDonald’s, o surto foi causado por um tipo específico, a E. coli O157, que produz uma toxina que provoca diarreia perigosa e pode levar à insuficiência renal e outros problemas graves, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão americano.
Caso está sendo investigado por autoridades de saúde nos EUA
AP Photo/Richard Drew
Como ocorre a contaminação?
As pessoas podem adoecer por contaminação com E. coli ao consumirem alimentos contaminados ou por contato com animais ou pessoas infectadas.
➡️ No caso do Quarteirão, as autoridades de saúde inicialmente focaram em cebolas frescas e hambúrgueres de carne como possíveis fontes do surto no McDonald’s.
Apesar disso, os hambúrgueres de carne são uma fonte improvável devido aos requisitos federais de testes e aos protocolos do McDonald’s, que exigem que sejam cozidos a uma temperatura que elimine as bactérias. Já as cebolas são servidas cruas.
Quais são os sintomas da infecção por E. coli?
Após o contato com a bactéria, os sintomas aparecem rapidamente e incluem:
Febre
Vômito
Diarreia
Sangue nas fezes
Desidratação
Tontura
A infecção pode evoluir para complicações mais graves, como lesão renal, principalmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis.
Histórico de E. Coli nos Estados Unidos
O tipo de bactéria envolvida neste surto causa cerca de 744 mil infecções por ano nos Estados Unidos. Segundo os órgãos de saúde, são cerca de 2 mil internações e 61 mortes anualmente.
Veja também:
Água das enchentes tem coliformes fecais e bactéria E. coli, aponta UFRGS
Pesquisadores da UFRGS analisam água da enchente
McDonald’s contaminado: entenda o que é a doença causada por bactéria que matou uma pessoa e deixou dezenas doentes nos EUA
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário