Que nota a Meta AI, inteligência artificial do Whatsapp, tiraria na redação do Enem?

Que nota a Meta AI, inteligência artificial do Whatsapp, tiraria na redação do Enem?

Ferramenta, também presente no Facebook e no Instagram, não comete erros gramaticais, mas apresenta um texto sem a estrutura adequada e com argumentos rasos, afirmam professores. Redação do Enem 2023 escrita pela Meta AI
Reprodução
🤖Se a Meta AI — inteligência artificial integrada ao Whatsapp, ao Instagram e ao Facebook — disputasse com você uma vaga na universidade, não seria uma concorrente “ameaçadora” nos cursos mais disputados.
O g1 pediu que a nova ferramenta escrevesse uma redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o tema de 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. E o resultado foi bem… mediano.
“Alunos do 8º ano [de 13 anos de idade, em geral] conseguiriam escrever algo mais organizado e bem construído”, afirma o professor Renato Fonseca, do Cursinho da Poli, após corrigir a dissertação da Meta AI. “O que se vê é um aglomerado de ideias sem desenvolvimento ou planejamento.”
Em resumo, o “robozinho”:
não demonstrou nenhuma complexidade sintática nas frases, apesar de ter respeitado as regras gramaticais;
não usou repertórios socioculturais (citações a livros ou a filmes, por exemplo);
“economizou” no emprego de elementos coesivos (como “finalmente” ou “além disso”);
apresentou uma tese frágil, sem embasamento;
não formulou uma proposta de intervenção completa.
Mais abaixo, você verá:
✏️a íntegra da redação escrita pela inteligência artificial;
🤦‍♂️os erros e os acertos do “robozinho” em cada competência avaliada;
👩‍🎓as notas que dois professores atribuíram à produção textual.
Íntegra do texto escrito pela Meta AI
No Brasil, a desigualdade de gênero ainda é uma realidade persistente, especialmente quando se trata do trabalho de cuidado. Historicamente, as mulheres têm sido responsáveis pela maior parte do trabalho doméstico e de cuidado, incluindo o cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência. No entanto, esse trabalho é frequentemente invisibilizado e não reconhecido como trabalho produtivo.
Essa invisibilidade tem graves consequências para as mulheres . Elas são frequentemente excluídas do mercado de trabalho formal, o que as torna dependentes financeiramente de seus parceiros ou familiares. Além disso, a falta de reconhecimento do trabalho de cuidado como trabalho produtivo também impede que as mulheres tenham acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.
Para enfrentar essa invisibilidade, é fundamental que haja uma mudança cultural e política. É necessário que se promova a igualdade de gênero e que se reconheça o valor do trabalho de cuidado. Isso pode ser alcançado por meio de políticas públicas que apoiem as mulheres cuidadoras, como licença-maternidade e paternidade mais longas, creches públicas e programas de apoio ao cuidado de idosos e pessoas com deficiência.
Além disso, é importante que se promova a participação das mulheres no mercado de trabalho formal e que se combata a discriminação de gênero no local de trabalho. A educação também desempenha um papel fundamental na mudança cultural, ensinando às novas gerações a importância da igualdade de gênero e do reconhecimento do trabalho de cuidado.
Em conclusão, o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil requer uma abordagem multidisciplinar que envolva mudanças culturais, políticas e econômicas. É necessário que se reconheça o valor do trabalho de cuidado e que se promova a igualdade de gênero para que as mulheres possam exercer seus direitos e participar plenamente da sociedade.
🤦‍♂️Erros e acertos
🔴Competência 1: estrutura sintática e desvios gramaticais
As regras gramaticais são respeitadas, mas a estrutura sintática das frases é simples, “como se elas tivessem sido escritas por uma pessoa com pouca prática”, afirma Fonseca.
Note que não há um uso consistente de frases subordinadas (quando uma oração depende da outra) ou de períodos invertidos, nem o emprego de sinônimos para evitar a repetição de palavras. Exemplo de trecho problemático:
“Historicamente, as mulheres têm sido responsáveis pela maior parte do trabalho doméstico e de cuidado, incluindo o cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência. No entanto, esse trabalho é frequentemente invisibilizado e não reconhecido como trabalho produtivo.”
🔴Competência 2: abordagem temática, estrutura e uso de repertório
Daniela Toffoli, professora de redação do Curso Anglo (SP), destaca a falta de repertório sociocultural e de contextualização no texto da Meta AI. No início, por exemplo, o “robozinho” escreve que “historicamente, as mulheres têm sido responsáveis (…)”.
“Seria melhor começar com alguma referência histórica mais específica , como ‘A colonização portuguesa, dentre outros fatores, trouxe a cultura do patriarcalismo, ideologia que prega a submissão da mulher diante do homem, além de lhe delegar todo e qualquer trabalho de cuidado’”, diz a docente.
O fato de não haver nenhuma citação a livros, autores, filmes ou entrevistas também leva a uma perda de pontos na competência 2. É preciso que o candidato demonstre repertório para reforçar sua tese.
Por outro lado, o texto demonstra ter introdução, desenvolvimento e conclusão, sem que nenhuma dessas partes seja considerada “embrionária” (ou seja, com menos de 3 linhas).
🔴Competência 3: projeto de texto e desenvolvimento
Aqui, está a principal falha do texto da Meta AI: a indefinição de uma tese e a falta de argumentos para defendê-la.
“A redação não aprofunda a abordagem de causas e consequências do problema, enfatizando mais as soluções”, diz Marina Rocha, professora do Colégio e Curso AZ.
Exemplos:
2º parágrafo: Há apenas uma apresentação do tema. “Antes de falar das consequências [como exclusão do mercado de trabalho], o ideal é explicar as causas e aprofundá-las ao longo da dissertação”, afirma Toffoli.
4º parágrafo: A “solução” de promover a participação da mulher no mercado de trabalho é mencionada, mas sem nenhuma explicação de como promovê-la. Em seguida, o autor ainda muda abruptamente de assunto e começa a falar sobre educação — mais uma vez, sem detalhes.
📢A professora Toffoli também menciona que, apesar de não haver uma proibição para isto, escrever três parágrafos de desenvolvimento (em vez de dois) pode ser uma cilada. “É uma questão prática: não há espaço para escrever cada um de forma completa. O conteúdo de propostas de intervenção poderia ter ficado para a conclusão”, diz.
🔴Competência 4: uso de elementos coesivos
Há poucos elementos coesivos (que dão encadeamento às ideias) ao longo do texto, como “no entanto”, “além disso” (duas vezes) e “em conclusão”. Para atingir uma nota mais alta, seria preciso usar um número maior desses termos, principalmente no meio dos parágrafos.
Sugestões: “pelo mesmo motivo”, “da mesma forma”, “porém”, “todavia”, “entretanto”, “conforme”, “de acordo com”, “tal qual”, “desde que”, “exceto se” e “por exemplo”.
🔴Competência 5: proposta de intervenção
Segundo as regras do Inep, a redação do Enem deve conter uma proposta de intervenção para solucionar o problema apresentado (no caso de 2023, a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher).
É preciso deixar claro qual:
a ação: qual é a iniciativa sugerida?
o agente: quem deve executar a ação?
o meio de execução: de que forma o “projeto” vai ser colocado em prática?
a finalidade: qual é o objetivo?
o detalhamento: que outra informação pode ser acrescentada para esmiuçar a proposta?
Não há problema em apresentar duas ou mais propostas, desde que pelo menos uma esteja completa e tenha todos os elementos da lista acima.
No texto da Meta AI, essas ideias estão espalhadas ao longo de todo o texto, sem planejamento, afirma Toffoli. A proposta mais sólida está no terceiro parágrafo:
“Para enfrentar essa invisibilidade (finalidade), é fundamental que haja uma mudança cultural e política. É necessário que se promova a igualdade de gênero e que se reconheça o valor do trabalho de cuidado. Isso pode ser alcançado por meio de políticas públicas que apoiem as mulheres cuidadoras, como licença-maternidade e paternidade mais longas, creches públicas e programas de apoio ao cuidado de idosos e pessoas com deficiência.”
Não há a menção ao agente. Quem vai promover a igualdade de gênero e reconhecer o valor do trabalho de cuidado? Que órgão elaborará as políticas públicas? A Meta AI não responde.
🤔Qual a nota final?
Quatro profissionais diferentes corrigiram o texto da Meta AI. Nossa “banca” foi formada por:
Renato Fonseca, do Cursinho da Poli – nota: 520;
Marina Rocha, professora do Colégio e Curso AZ – nota: 680;
Mateus Leme, do Colégio Oficina do Estudante – nota: 720;
Daniela Toffoli, do Curso Anglo – nota: 840.
Média geral: 690
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