Bannon havia sido condenado em 2022 a 4 meses de prisão por não colaborar na investigação sobre a invasão ao Capitólio. Steve Bannon, estrategista-chefe da Casa Branca do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, participa de sua acusação no Tribunal Criminal de Nova York, nos EUA, em 8 de setembro de 2022
Steven Hirsch/Pool via REUTERS
Steve Bannon, uma figura importante da direita dos Estados Unidos e que atuou como estrategista sênior do ex-presidente Donald Trump, foi solto da prisão nesta terça-feira (29), a uma semana da eleição, segundo o jornal americano “The New York Times”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Bannon estava preso por ter se recusado a colaborar com uma investigação do Congresso dos EUA sobre o ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021. Condenado a 4 meses de prisão em 2022, ele foi libertado nesta terça após cumprir a sentença.
O aliado de Trump saiu da Instituição Correcional Federal em Danbury, Connecticut, nas primeiras horas da manhã e anunciou que realizará uma coletiva de imprensa mais tarde no mesmo dia em Manhattan, segundo seus representantes. Ele também deve retomar seu podcast na terça-feira.
Bannon, de 70 anos, apresentou-se à prisão em 1º de julho, depois que a Suprema Corte rejeitou sua tentativa de adiar a sentença enquanto ele recorre de sua condenação. Ele não foi preso antes porque foi autorizado a aguardar em liberdade seu recurso contra a sentença.
Quando começou a cumprir sua sentença em julho, Bannon se autodenominou um “prisioneiro político”.
“Tenho orgulho de ir para a prisão”, disse ele na época, acrescentando que estava enfrentando o Procurador-Geral Merrick Garland e um Departamento de Justiça “corrupto”.
Trump, republicano, busca retomar a presidência na eleição da próxima semana contra a vice-presidente democrata Kamala Harris.
Quem é Steve Bannon?
Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, chegando à Corte dos EUA em Washington
Elizabeth Frantz/REUTERS
Ex-produtor de Hollywood, Steve Bannon foi estrategista do ex-presidente Donald Trump. Acredita-se que ele tenha tido bastante influência no que diz respeito à invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Bannon, de 68 anos, foi um dos principais conselheiros da campanha presidencial do republicano, em 2016. Depois, atuou como estrategista-chefe da Casa Branca, em 2017, antes de uma briga entre ele e Trump, que mais tarde foi corrigida.
Bannon ajudou a articular o populismo de direita “America First” e a forte oposição à imigração que ajudou a definir a presidência de Trump. Bannon desempenhou um papel instrumental na mídia de direita e promoveu causas e candidatos de direita nos Estados Unidos e no exterior.
De acordo com o comitê de 6 de janeiro, no dia anterior ao ataque, Bannon falou com Trump pelo menos duas vezes, participou de uma reunião de planejamento em um hotel em Washington e disse em seu podcast de direita que “o inferno vai acontecer amanhã”.
Bannon também está enfrentando acusações separadas de lavagem de dinheiro, fraude e conspiração em Nova York relacionadas à campanha “We Build the Wall”. Bannon se declarou inocente.
Os promotores dizem que Bannon prometeu falsamente aos doadores que todo o dinheiro iria para a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México. Mas, em vez disso, estava envolvido na transferência de centenas de milhares de dólares para entidades terceiras e usando-os para canalizar pagamentos para outras duas pessoas envolvidas no esquema.
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário