Ewerson Diego, de 18 anos, realizou o exame em 2023 e conquistou uma ótima nota na redação. O paraense destaca o que é necessário para essa reta final. Enem 2024: estudante de escola pública compartilha dicas após conquistar 4 aprovações no Pará
Acervo Pessoal
Ewerson Diego, de 18 anos, morador do bairro Guamá, em Belém, tem muitos motivos para celebrar: com uma jornada marcada por dedicação e sacrifícios, ele conquistou a aprovação em quatro universidades após obter uma nota de 900 na redação do Enem 2023.
Estudante de escola pública na Alexandre Zacarias de Assunção e beneficiado pelo ProUni com bolsa integral na Universidade da Amazônia (Unama) para o curso de Fisioterapia, Ewerson compartilha suas estratégias e reflexões para inspirar outros estudantes a se destacarem no Enem 2024.
A conquista de Ewerson também inclui aprovações em cursos de grande concorrência: Engenharia Biomédica na UFPA, Engenharia Florestal na UFRA e Gestão Hospitalar no IFPA.
Contudo, o sonho dele sempre foi a Fisioterapia. “Sempre achei lindo a arte de reabilitar pessoas, de fazer voltar a ter movimentos, andar, respirar sem aparelhos. Sempre me encantou, sou fascinado por isso”, conta.
Veja abaixo momento de comemoração o ser aprovado no vestibular:
Comemoração de estudante paraense ao ser aprovado no vestibular
Dedicação e Auto-Cobrança
A trajetória de Ewerson envolveu uma preparação árdua e organizada. Além de cursar o ensino médio, ele participou de um cursinho particular onde conquistou outra bolsa integral.
Com um cenário financeiro limitado, ele diz que foi a rede de apoio que fez a diferença. “Eu me cobrava muito, mas vejo isso como positivo, porque se não tivesse essa autocobrança, talvez não tivesse buscado tanto conhecimento”, reflete.
Ewerson acredita que a responsabilidade do estudo deve partir do próprio estudante: “Não adianta ter uma boa instituição ou um ótimo professor, se você não corre atrás de fazer questões e redações. O Enem exige muita prática; o aperfeiçoamento leva ao resultado final.”
A disciplina foi sua aliada, mas ele enfatiza que não basta assistir a aulas, é preciso praticar ativamente. “É muito importante não ficar preso só à teoria, mas exercitar também.”
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Surpresa e benefício com a Nota
Enem 2024: estudante de escola pública compartilha dicas após conquistar 4 aprovações no Pará
Acervo Pessoal
Quando Ewerson viu sua nota da redação, ele se emocionou. “Foi uma surpresa. Todo o esforço valeu a pena, as noites mal dormidas, todas as vezes que deixei de sair com amigos ou fazer o que gostava para abdicar e ter esse resultado final”, diz.
Através da boa nota, o estudante foi um dos contemplados do programa “Bora Estudar”, que ofertou aos melhores alunos de escolas públicas do Pará um benefício de R$ 10 mil do governo em crédito habitacional.
Conselhos para os Candidatos do Enem 2024
Para aqueles que realizarão a prova no próximo domingo (3), Ewerson aconselha calma e equilíbrio. “A prova exige muita paciência, então é fundamental descansar. Essa semana é de revisão, é o momento de revisar o que foi estudado ao longo do ano.”
Para o dia anterior, ele sugere relaxar. “No sábado, saia com amigos, passeie. É importante estar com a mente descansada.”
Ewerson finaliza com uma mensagem inspiradora para os estudantes: “Hoje você é telespectador da história de outras pessoas; amanhã você é o protagonista da sua história.”
Segundo ele, o Enem é uma grande porta de oportunidades, oferecendo acesso ao ProUni, Fies e Sisu, que transformaram sua vida e podem fazer o mesmo por outros jovens.
Leia também
Enem: estudantes do Pará com notas acima de 900 na redação serão premiados com R$ 10 mil
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
a
Enem 2024: estudante de escola pública compartilha dicas após conquistar 4 aprovações no Pará
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário