Primeiro dia de Enem chega ao fim com candidatos confiantes no AM: ‘quem estudou e fez interpretação, vai se sair bem’

Primeiro dia de Enem chega ao fim com candidatos confiantes no AM: ‘quem estudou e fez interpretação, vai se sair bem’

Quase 100 mil estudantes se inscreveram para prova no estado, segundo o Inep. Primeiro dia de prova ocorreu neste domingo (3). Estudantes deixam local de prova em Manaus após primeiro dia de Enem 2024.
Patrick Marques/g1 AM
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou ao fim na tarde deste domingo (3). Ao fim do certame, os estudantes do Amazonas afirmaram estar confiantes com o resultado. “Quem estudou e fez interpretação, vai se sair bem”, disse uma candidata.
Quase 100 mil estudantes do estado estão inscritos no certame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A enfermeira Ivana Pompilho, de 32 anos, já tem uma formação na área em que atua, mas contou que desejou buscar uma nova profissão e viu no Enem uma oportunidade de alcançar esse objetivo.
“Decidi dar uma mudada de área, principalmente depois da pandemia. Como foi visto, nós trabalhamos muito, então assim, eu acho que é a hora. Não só eu, mas outros colegas também estão tentando mudar também um pouco a profissão”, contou Ivana que vai tentar uma vaga no curso de pedagogia.
Sobre a prova, a candidata contou ao g1 que achou o tema da redação deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, fácil na opinião dela e que conseguiu desenvolver bem o tema.
“Um assunto atual, não teve tanta questão enigmática, falou sobre a questão da valorização da herança africana no Brasil, então pra mim foi um assunto bem tranquilo, não saiu por demais. Em questão das questões, os inimigos da leitura, eu creio que não gostaram muito, mas tinha bastante texto, interpretação de texto”, analisou.
Enfermeira Ivana Pompilho, de 32 anos, fez o exame para tentar mudar de profissão.
Patrick Marques/g1 AM
A professora da língua indígena, Ednay Kokama, mora em São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas, e fez a prova em Manaus neste domingo. Ela contou ao g1 que veio para a capital para cantar em um festival de música e aproveitou para ficar um tempo a mais na capital para fazer a prova e conseguir uma vaga para cursar pedagogia na cidade.
“Deu para responder todas as questões. A redação também tava boa, o tema. Eu escolhi falar sobre a herança. A herança é uma coisa hereditária. Como eu sou indígena, falo também da nossa, das nossas crenças, das nossas tradições e eu acho que eu fui bem na minha redação”, disse Ednay.
A indígena Ednay Kokama veio a Manaus fazer o Enem para cursar pedagogia.
Patrick Marques/g1 AM
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Enem 2024
O Enem 2024, realizado nos dias 3 e 11 de novembro, é a principal forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas de todo o país.
Neste primeiro dia de exame, os estudantes terão que responder 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação.
No próximo domingo (11), segundo e último dia de Enem, a prova terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Mais de 96 mil inscritos se preparam para provas do Enem no Amazonas

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *