Durante comício na Carolina do Norte nesta segunda-feira (4), o ex-presidente e candidato republicano ainda chamou os migrantes de “assassinos” e chegou a afirmar que “envenenam o sangue” do país. Donald Trump em comício na Carolina do Norte
REUTERS/Brian Snyder
O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump ameaçou impor tarifas de 25% ao México se o país não contiver a entrada de migrantes na fronteira, a qual qualificou, às vésperas de uma eleição muito disputada, como uma “ofensiva” de “criminosos” e “drogas”.
“Agora temos uma nova presidente do México. Dizem que é uma mulher muito, muito gentil. Eu não a conheço. Vou informá-la desde o primeiro dia ou antes que, se não pararem essa ofensiva de criminosos e drogas que entram em nosso país, vou impor imediatamente uma tarifa de 25% sobre tudo o que enviarem para os Estados Unidos”, afirmou sobre Claudia Sheinbaum, em um comício na Carolina do Norte, dando como certo que vencerá as eleições.
AO VIVO: acompanhe todas as últimas notícias sobre as eleições nos EUA
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A probabilidade de que a medida tenha sucesso é de “100%”, estimou, a menos de 24 horas do dia da eleição, último dia para os americanos irem às urnas para escolher entre ele e Kamala Harris.
“Começarei com 25%, é muito. Sabem que o México é nosso parceiro comercial número um? Sabem por quê? Eles ganham uma fortuna. Se apoderaram de nosso país. (…) É ridículo. Se os 25% não funcionarem, vou impor 50% e, se isso não funcionar, 75%”, afirmou, criticando o governo do presidente Joe Biden e de Kamala Harris.
Durante seu discurso, o bilionário ainda chamou os migrantes de “assassinos” e chegou a afirmar que “envenenam o sangue” do país.
Não é a primeira vez que Trump, que está empatado nas pesquisas com a adversária, Kamala Harris, repete em seus comícios que é favorável à imposição de tarifas para “trazer de volta” as empresas ao país.
O republicano está convencido de que o efeito será positivo. Muitos economistas, ao contrário, acreditam que seus planos aumentarão a dívida e a inflação.
LEIA TAMBÉM:
O que explica possível aumento de apoio a Trump entre eleitores negros e latinos
Trump diz que ‘não deveria ter saído’ da Casa Branca após ter perdido eleição de 2020 e zomba de repórteres em seu comício
Como seriam os EUA sem imigrantes
Trump ameaça impor tarifas de 25% ao México se país não contiver ‘ofensiva’ de ‘criminosos’
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário