A lava incandescente e as rochas atingiram os assentamentos mais próximos, a cerca de quatro quilômetros da cratera, queimando e danificando as casas dos moradores. Erupção de vulcão provoca mortes na Indonésia
Pelo menos 10 pessoas morreram depois que o vulcão Lewotobi Laki-laki, no leste da Indonésia, entrou em erupção perto da meia-noite de domingo, expelindo lava e forçando a retirada de pessoas de vários vilarejos próximos, informaram autoridades nesta segunda-feira.
O Lewotobi Laki-laki, localizado na Ilha de Flores, entrou em erupção no domingo às 23h57 (horário local, 12h57 em Brasília), expelindo uma coluna vermelho-fogo de lava, cinzas vulcânicas e rochas em chamas, disse Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos, nesta segunda-feira.
“Após a erupção, houve falta de energia e, em seguida, choveu e houve grandes relâmpagos que causaram pânico entre os moradores”, disse ele à Reuters, acrescentando que o status do vulcão foi elevado para o nível de alerta mais alto.
A agência disse que um raio de sete quilômetros de distância da cratera deve ser desobstruído.
A lava incandescente e as rochas atingiram os assentamentos mais próximos, a cerca de quatro quilômetros da cratera, queimando e danificando as casas dos moradores, disse Hadi.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Até a tarde de segunda-feira, pelo menos 10 pessoas haviam morrido, disse o funcionário local Heronimus Lamawuran, acrescentando que a erupção havia afetado sete vilarejos.
“Começamos a retirar os moradores desde esta manhã para outros vilarejos localizados a cerca de 20 km da cratera”, disse ele.
Imagens compartilhadas pelas autoridades locais mostraram que o céu noturno sobre o vulcão ficou vermelho devido à erupção, enquanto vídeos mostravam algumas casas de madeira em chamas e moradores com máscaras sendo evacuados. Outras gravações mostraram que cinzas vulcânicas espessas cobriram estradas e edifícios em um dos vilarejos.
A agência de desastres da Indonésia alertou sobre possíveis inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias, disse seu porta-voz, Abdul Muhari.
O governo local declarou estado de emergência para os próximos 58 dias, disse Abdul, o que significa que o governo central poderia ajudar a fornecer ajuda aos 10 mil moradores afetados. As autoridades ainda estão coletando dados sobre o número de retirados. O aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Maumere, foi temporariamente fechado, acrescentou.
A Indonésia está localizada no “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.
O episódio ocorre após uma série de erupções. Em maio, um vulcão na ilha de Halmahera, o Monte Ibu, causou a retirada de pessoas de sete vilarejos.
O vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em erupção em maio e levou as autoridades a retirar mais de 12.000 pessoas.
Inundações e o fluxo de lava fria do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental, em maio, mataram mais de 60 pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Após tragédia em Valência, enchentes atingem Barcelona; pista de aeroporto ‘vira rio’ e voos são cancelados
Autoridades espanholas emitem alerta vermelho de mais chuvas; 217 pessoas já morreram
Tags
About Author
Alex Lorel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.
Deixe um comentário